English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escurecimento Global

Pouco se ouve sobre escurecimento global, um fenômeno que alguns cientistas se recusavam acreditar e agora está acontecendo. É a diminuição da quantidade de radiação que chega à superfície terrestre que, paradoxalmente, pode significar que o aquecimento global é muito mais ameaçador do que se pensava. O alto nível de poluentes aerossóis (partículas sólidas ou líquidas em suspensão na atmosfera, que podem ser, por exemplo, fuligem, poeira e partículas de dióxido de enxofre, ou seja, poluição, principalmente derivada da queima de combustíveis fósseis), são os grandes causadores do fenômeno.

“Muitas pesquisas foram publicadas nos anos 90 sobre o assunto e reportavam que os raios solares decaiam na Irlanda, que tanto a Antártida quanto o Ártico estavam ficando mais escuros e que a luz no Japão, a suposta terra do sol nascente, estava na verdade diminuindo. Dados revelam que nos últimos 50 anos a quantidade média de radiação solar que atingiu o solo caiu em 3% a cada década. Apesar de parecer pequeno, implica em conseqüências para as mudanças climáticas, energia solar e fotossíntese das plantas. Outros estudos mostraram ainda que a radiação solar havia caído 10% nos EUA, cerca de 30% em partes da antiga União Soviética e 16% em partes das ilhas britânica.” Notícias como esta, publicada da BBC Brasil, revelam que o assunto pode nos trazer conseqüências drásticas, como, secas da África subsaariana, que acabou com milhares de vidas nos anos 70 e 80.

O mais alarmante é que os cientistas podem ter subestimado o verdadeiro poder do efeito estufa. Eles sabem quanta energia extra tem sido mantida na atmosfera terrestre em função do dióxido de carbono que emitimos. O que os surpreendem é esta energia extra até agora resultou em um aumento de apenas 0.6º C. A conclusão para muitos era de que o clima atual é menos sensível ao efeito do dióxido de carbono (CO2) que era, digamos, na era do gelo, quando um aumento similar de CO2 levaria a um aumento de 6º C.

Mas agora parece que o aquecimento dos gases do efeito estufa foi neutralizado por um forte efeito de resfriamento causado pelo escurecimento, na verdade um ou dois poluentes teriam cancelado um ao outro. Isto significa que o clima na verdade é mais sensível ao efeito estufa que se pensava anteriormente. Do jeito que as coisas andam, os níveis de CO2 são projetados para crescer fortemente nas próximas décadas, enquanto existem fortes sinais de que as partículas poluentes tem sido controladas.

Referências:
http://sciencemag.org/
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/escurecimento_global.htm
http://progressoverde.blogspot.com/2008/03/escurecimento-global.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escurecimento_global

Segue abaixo, um documentário produzido pela Discovery, onde mostra conceitos, causas, e exemplos do escurecimento global.









2 comentários:

  1. O tema sobre aquecimento global realmente é pouco falado na mídia e bastante relevante em nossas vidas. Ótimo assunto retratado.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esses vídeos, são bem esclarecedores e interessantes!

    ResponderExcluir