English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tectônica de Placas

Estudo aplicado sobre a dinâmica das placas tectônicas e atividade geológica intensa em eventos, tais como, terremotos, vulcões e tsunamis.


Terremoto em Sichuan - 12/05/2008

Sichuan, província ocidental da China, sofreu um abalo sísmico da magnitude de 8° na escala Richter, com cerca de 70 mil vítimas, em 2008. Essa abalo foi resultado da constante compressão da placa tectônica da Índia em direção à placa Eurasiana a uma velocidade média de 50 mm/ano, que empurra todo o platô tibetano, num soerguimento. O movimento formou, entre outras, a "Falha de Longmenshan" que se eleva a mais de 5 mil metros.
Até hoje, especialistas discutem a respeito da verdadeira causa da magnitude do sismo, visto ter ele tido como epicentro apenas 550m da linha de falha e onde está localizada a principal represa da China, Zipingpu, com um porte de água em reservatório de 350 milhões de toneladas.

Grupo: Bruno Luzzi, Sheyla Amaral


Encontro das Placas
O Chile tem a sua extensão territorial no sentido Norte/Sul coincidente com o encontro das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Por isso é um país destinado a conviver com terremotos e vulcanismos. O dia 27 de fevereiro de 2010 jamais será esquecido.O país acordou  muito diferente do que foi dormir. Durante a noite um violento terremoto destruiu a segunda maior cidade do Chile. Concepcion e a região central do País foram arrasados. As placas tectônicas que deslizam sobre a astenosfera, aproximando a Ásia da América fazem a Nazca mergulhar sob a Sulamericana causaram esse grande cismo depois de acumular tensão durante 50 anos.

Grupo Millene Clavé e Edison Kern

Nenhum comentário:

Postar um comentário